quinta-feira, 29 de março de 2012

Todas as informações para os "Fortes"







Fala galera, como vão vocês?


Enfim chegada a hora. 


Hora de mostrar o resultados de todos os dias de treino e de todos os quilômetros rodados contando muitos e muitos azulejos.


Todos aqueles goles de agua, todas aquela travadas nos treinos vão mostrar que só estavam lá para ajudar.


Parabéns a todos os amigos e conhecidos que conseguiram fazer suas inscrições para está que é a prova mais charmosa e importante do calendario nacional de maratonas aquaticas.


Para que todos nadem a Travessia dos Fortes será nescessario alguns documentos e algumas autorizações. Vou deixa os links aqui para que todos possam se organizar e não perder nada.


Por ordem deixo a lista oficial dos inscritos para a prova. Atletas elite, atletas por faixa etária e atletas portadores de deficiência física


Depois de nomes confirmados, tem uma lista bem grande de documentos a serem levados para a retirada dos kits. Clique em cada um deles para imprimir.


Termo de responsabilidade ou Termo de responsabilidade para menores


Termo de Autorização de uso de imagem ( 2 vias)


Atestado Médico


Declaração do técnico


Ficha de cadastro atleta elite


Autorização para retirada de kit por terceiro (muito importante)


O período de entrega dos kits dos atletas inscritos por Faixa Etária e Portadores de Necessidades Especiais será de 29 a 31 de março, das 09:00 às 18:00, no Hotel Windsor Plaza, localizado à Avenida Princesa Isabel , 263, Copacabana. A entrega dos kits da Classe Elite será feita exclusivamente durante o Congresso Técnico, a ser realizado no dia 31 de março, às 19:00, no Hotel Windsor Plaza, localizado Avenida Princesa Isabel , 263, Copacabana.




Aqui com muito orgulho deixo no nome de todos os amigos, alunos e conhecidos que estarão comigo na Travessia dos Fortes.




Angelo Igino Ziccarelli
Bruno Vieira Lima
Cássio Abreu
Elias
Ernesto Masamitsu Kabashima
Higor Agostini Dos Santos
João Pedro Matias
Paulo Suzuki
Pedro Benassi (eu)
Sergio Ximenes
Silvio Roberto Conchon Filho
Victor Manfredini Feitosa


Um abraço!!!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Resultados de Ilha Bela





Ultimo passo para a Travessia dos Fortes realizado.

Depois de dois treinos pesados, na sexta e no sábado, a provinha de Ilha Bela foi na medida. A aguá estava ótima e o tempo também.

Não consegui ganhar um troféu nesta etapa mas foi apenas por 4 segundos. Mas terminar a prova inteiro e com direito a disputar colocação até a raia de chegada deixou a confiança boa  e a auto-estima para os Fortes lá em cima.

Aqui está o resultado extra oficial da Travessia de Ilha Bela, para as provas media/longa clique aqui e para as provas curtas clique aqui.

Vejam todas as fotos da travessia no meu álbum picasa.

E agora partindo para a contagem regressiva e polimento para os #fortes1012.

Um abraço para todos!!!

sábado, 17 de março de 2012

Ilha Bela e Fortes!


Contagem regressiva,

em exatos 7 dias estarei chegando em Ilha Bela para o ultimo teste antes da Travessia dos Fortes. E em mais 7 dias estarei indo para o Rio de Janeiro tentar superar meus recordes passados.

Quais são as metas para os Fortes? Ficar entre os 20 primeiros da categoria ou seja subir mais 2 posições pelo menos e fazer o tempo mais próximo dos 50 min ou seja abaixar cerca de 1'30" do tempo total da prova.

Em Ilha Bela serão mais 2km, quem sabe faço o tempo bem perto de 20 min e consigo beliscar mais um trofél.

Já estou confirmado, na relação final de inscritos para a prova média/longa e a relação da prova curta também já saiu. Então é só contar os dias.

A expectativa fica para a ultima chance de ter o nome confirmando na lista da Travessia dos Fortes que sai dia 19/03, que também é o ultimo dia para que não conseguiu se inscrever tentar colocar o seu nome na lista dos mais felizes nadadores de aguas abertas do Brasil.

Torçam por mim, boa sorte a todos e #rumoaosfortes!

 
Largada da Travessia dos Fortes 2011

sexta-feira, 9 de março de 2012

Largada para os Fortes!!!







Amigos!!!


Saiu a data para o inicio das inscrições da Travessia dos Fortes.


As inscrições terão inicio as 10h do dia 12/03 no site do evento.


Também foram lançadas algumas modificações para este ano, primeiro a mudança de percurso que terá a largada no Forte do Leme e seu final no Forte de Copacabana. Com metragem total de 3.400m, o que facilita a vida de muitos nadadores e aumenta a segurança de todos os atletas.


A segunda mudança, para evitar que não competidores façam a inscrição e depois desistam da participação, a produção da Travessia dos Fortes Embratel 2012 implementou uma taxa de R$50 pelo kit obrigatório. O valor pago dá direito a um kit de participação com camiseta, sacola, touca, squeeze, manual do atleta e o chip. Assim, a produção da prova espera que as 2.500 inscrições sejam de pessoas realmente interessadas em realizar a prova.


Agora é ficar atento e não perder o prazo!


Um abraço e bons treinos.



quinta-feira, 8 de março de 2012

Feliz Dia Das Mulheres



Feliz Dia Internacional da Mulher. Todas vocês merecem!


E um parabéns especial para todas (os) que não tem tempo para desculpas e sim vontade de vencer.


Qual é a sua desculpa?!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Hidratação: antes, durante e depois






Introdução

A hidratação correta é tão importante quanto a rotina de exercícios. Isso porque ela interfere na temperatura corpórea e afeta nosso fôlego durante a atividade física. Vale tanto para menos, quanto para mais. Pouca ou muita hidratação pode nos cansar demais, a ponto de não conseguirmos alcançar os resultados.


A manutenção do volume de líquidos corporais é extremamente importante para o equilíbrio das funções em nosso organismo. Perdemos uma quantidade grande de líquidos nos processos fisiológicos naturais e quem faz atividade física perde muito mais através do suor durante o exercício, então, a obrigação é repor essa perda.
O principal objetivo da hidratação durante a atividade física é evitar que ocorra desequilíbrio hidroeletrolítico e as conseqüências da hipertermia.
Durante um treino ou competição, ocorre a diminuição da glicose, devido ao esforço intensivo.
Nessas condições, o atleta perde água, pois a absorção da glicose é sódio dependente, o que leva a desidratação celular
A desidratação causa muitos sintomas, começando pela sede. Pode causar também fadiga, pele vermelha, tontura, urina escura, cãibras, etc., então, o ideal é evitar que esses sintomas apareçam
A hidratação correta do atleta previne descontrole metabólico, desnaturação da proteína, câimbras e diminuição do apetite.
A ingestão de cerca de 2 litros de líquidos diariamente é recomendada como hábito alimentar adequado para qualquer indivíduo. O atleta deve ter especial atenção à sua hidratação. 

A hidratação facilita o transporte de vitaminas hidrossolúveis, como por exemplo, a Tiamina (vitamina B1, importante para o metabolismo dos carboidratos - formação de ATP/energia), previne lesões  nos tendões musculares e diminui a conversão do piruvato em lactato.

Bebidas alcoólicas, bebidas gaseificadas, chá preto, chá mate e café e sucos de frutas concentrados não são recomendados para a hidratação durante a atividade física.

Ingerir água ou qualquer líquido específico para esportes (principalmente os ricos em sais minerais) é realmente muito importante. Você deve hidratar-se antes, durante e depois do treino na medida.



Antes 

É importante que você saiba o quanto de líquidos perde durante o treinamento, por isso se pese antes e apos a atividade. Para cada quilo de peso perdido durante o exercício, você deve consumir 1,5 litros de líquidos quando terminar em no máximo 6 horas.

Atletas devem iniciar seus treinos ou competições com estado ótimo de hidratação. Para isso recomenda-se a ingestão normal de líquidos durante o dia, a ingestão de 500 ml 2 horas antes e de 250 a 500 ml 15 a 30 minutos antes do exercício.

Isso porque, ao iniciar o exercício, o rim produz urina mais lentamente para compensar a perda de água e essa quantidade ingerida permite uma absorção total de líquido.

Durante

Durante o treino, é fundamental que você aumente a quantidade de líquido que ingere. Beba água mesmo que não esteja com sede, pois seu organismo pode se adaptar a ingerir um volume maior de líquidos.

 É bom tratar, portanto, de ter sempre os líquidos em lugares estratégicos que sejam de fácil acesso. O ideal é ingerir entre 150 e 300 ml de líquidos em intervalos de 15 a 20 minutos, numa tentativa de repor as perdas que ocorrem através da sudorese e evitando desconfortos. Infelizmente, fatores tais como, diminuição da percepção da sede, pouco acesso às bebidas de hidratação, podem afetar negativamente o estado de hidratação do atleta .


Para exercícios de até 90 minutos, o ideal é se hidratar somente com água para evitar aumento de temperatura.

Além disso, em treinamentos mais longos, exigentes, em temperaturas elevadas ou caso o atleta pratique mais de uma modalidade, pode-se associar a utilização de bebidas eletrolíticas, como isotônicos, e outros suplementos que associem a hidratação com a ingestão de sais, carboidratos e proteínas por exemplo.


Recomenda-se a adição de carboidratos, na proporção de 5 - 10% às bebidas, tanto antes como durante o evento, que podem ser na forma de sacarose, glicose, frutose e maltodextrina. Não se recomenda a utilização de bebidas contendo apenas frutose, que podem causar distúrbios gastrintestinais. A oferta de carboidratos ajuda na manutenção da glicemia e retardar o início da fadiga.


 A adição de sódio à bebida de hidratação só é recomendada para provas com duração superior a 4 horas, com o objetivo de prevenir a hiponatremia.


O consumo da bebida isotônica contendo de 6% a 8% (6 a 8g por 100 ml) de carboidrato é o mais indicado.


Principalmente se esta for maltodextrina, pois mantém uma absorção lenta de glicose, prevenindo que o movimento muscular cesse e o atleta apresente hipoglicemia.


Depois


Após o treino e competição, a reidratação é fundamental para aumentar a produção de urina, aumentando a excreção de substâncias tóxicas (ácido láctico).Após a competição, o atleta deve receber líquidos à vontade, de preferência acrescidos de carboidratos (1 - 2 g/kg), repondo as perdas hídricas e iniciando a reposição dos estoques de glicogênio.


Fechando


Fatores que interferem com a palatabilidade são importantes para melhorar a aceitação de líquidos: temperatura, adição de sódio, sabor da bebida.


É importante que o atleta se habitue ao esquema de hidratação durante o período de treinamento para evitar transtornos durante a competição.


A bebida de hidratação deve permitir um rápido esvaziamento gástrico e rápida absorvição intestinal. Para isso, devem ser observados: volume ingerido, temperatura, osmolaridade e composição de carboidratos.

Meus Gurus