domingo, 10 de junho de 2012

Considerações sobre o uso do palmar e nadadeira durante o treinamento de natação – por Eduardo Prado


Olá pessoal, deixo hoje para vocês um texto com as razões e vantagens de se utilizar o palmar e as nadadeiras. Esse texto foi escrito pelo Prof de Ed. física Eduardo Prado e foi postado no site Magnadesportes no dia 28 de maio. Leiam, vale muito a pena!

A evolução do treinamento vem proporcionando o uso de estratégias cada vez mais específicas para a melhora do desempenho esportivo. A introdução de palmares e nadadeiras nos programas de treinamentos tem por objetivo aumentar a carga de trabalho, desenvolver a técnica do gesto motor e consequentemente elevar o nível de performance. Ambos equipamentos aumentam a superfície de contato dos membros com a água provocando aumento de velocidade no deslocamento do nadador.

Palmar
Existem diferentes modelos e basicamente 3 tamanhos de palmares. Quando o propósito é o desenvolvimento da potência de braçadas, os componentes força e velocidade estão relacionados, portanto convém que se utilize palmar pequeno pois não fica comprometida a velocidade do ciclo de braçadas.
Ao optar pela utilização do palmar grande, o objetivo passa a ser o desenvolvimento da força, obviamente em razçai da maior área de contato do palmar com a água a velocidade do ciclo de braçadas será reduzida.
Quando se definir pelo  uso do palmar médio a intenção é entrar em uma zona de trabalho intermediária, onde tanto força quanto velocidade fiquem mais equilibradas.
De acordo com a característica do programa, a resistência (resistência de velocidade, resistência de força) também assume um papel importante e diferencial dentro da temporada esportiva, portanto cada atleta e técnico definirão suas prioridades em relação às capacidades físicas que serão abordadas e os tamanhos dos materiais utilizados, assim como a característica das diferentes etapas de treinamento.
Do ponto de vista técnico é significante utilizar palmar para correção ou fortalecimento das diferentes fases da braçada: agarre, tração, finalização e recuperação, sempre observando os padrões eficientes e corretos dos movimentos, no entanto pode-se utilizar o palmar com intuito de favorecer o deslocamento e o correto posicionamento do corpo no meio líquido para assegurar uma excelente posição da cabeça, bem como corrigir ou aperfeiçoar o batimento de pernas.
 Nadadeiras
As nadadeiras específicas para natação se destinam para o aprimoramento técnico ou desenvolvimento das capacidades de força e velocidade, para uma propulsão de pernas mais eficiente.
Evidentemente é viável utilizar esse material para o aprimoramento técnico, uma vez que o aumento da velocidade de deslocamento do corpo no meio líquido favorece correções em diferentes aspectos do nado(cabeça, respiração, giro do quadril e tronco, braçada), igualmente fortalece as capacidades físicas (força, velocidade, resistência).
O uso das nadadeiras estimula a flexibilidade dos tornozelos para nadadores com dificuldade de movimentação nessa articulação.
Outro ponto importante é o próprio fortalecimento do movimento específico (ondulação, pernada de crawl e costas) por meio do aumento da sobrecarga que a musculatura envolvida é submetida.
Os nadadores de peito também devem sempre ter na sua lista de material sua nadadeira específica.
Conclusão
Desde que se não tenha nenhum problema articular ou muscular pré existente, não existem contra indicações para a utilização do palmar e nadadeiras, o bom senso no planejamento e execução do treinamento devem direcionar o trabalho, os aprendizes (criança, adolescente, adulto ou terceira idade) devem ser estimulados no momento adequado para o início de atividades com os materiais, momento que será avaliado pelo professor-técnico após constatar o mínimo de habilidade necessária para a inserção seja do palmar ou das nadadeiras no treino.
Os equipamentos devem ser usados de forma consciente, sem exageros, o nadador não pode desenvolver dependência, tanto  o palmar como  a nadadeira são recursos extras para elevar as capacidades, de força, velocidade, coordenação e resistência, se bem utilizados proporcionam grandes resultados físicos e técnicos.
Bons treinos!!
Eduardo Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário