sábado, 29 de junho de 2013

Psicomotricidade Aquática

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhltV_FdKkrGJbKNXbkWqCmO0LErsPlLsXPDMDP9c3cAPc1Yjg4DCMRfveaO_pR_0Q0YjCHDpo3hudlSy9TPOMqENrw9M0Wwq6YCsrWbpiFmvD8hUf8CpoJ9vEv4YAxQHmM8xDbosTcBkVa/s1600/congresso.jpg
A psicomotricidade é conceituada como ciência da saúde por representar a expressão motora através da utilização psíquica e mental do individuo, transformando o pensamento em ato motor harmônico. A psicomotricidade tem como principal função coordenar e organizar as ações gerenciadas pelo cérebro manifestando em conhecimento e aprendizado.
A psicomotricidade aquática se caracteriza por um conjunto de ações onde a exteriorização corporal é utilizada como meio de melhorar as relações da pessoa consigo mesma, porque a água permite que o paciente realize movimentos que se fossem executados fora do meio aquático varias pessoas não conseguiriam.
O meio aquático esta relacionado com o meio intra-uterino, até chegar ao nascimento pois sabemos, que  o feto esta banhado por um liquido chamado liquido amniótico que esta na mesma temperatura de seu corpo, e quando a criança nasce ela entra em um mundo totalmente desconhecido que não esta mais em harmonia com as sensações internas.
Para que se obtenha sucesso nas atividades aquáticas é necessário planejar o trabalho que sera executado, e estabelecer objetivos que deveram ser atingidosmesmo que não tenha um momento estabelecido para a realização da atividade.
Os objetivos de a Psicomotricidade Aquática trabalhar a coordenação motora possibilitando desafios e na água, melhorar o tônus muscular e a postura que são modificados de acordo com empuxo e a ação da gravidade, realizar exercícios de equilíbrio, trabalhar a esquematização corporal onde ira ajudar o paciente a se adaptar com relação ao espaço e o tempo.

Psicomotricidade Aquática na Paralisia Cerebral
A paralisia cerebral é uma lesão de uma ou mais partes do cérebro, que é provocada pela falta de oxigenação das células cerebrais. As lesões cerebrais podem acontecerde três formas: Antes  do parto, Durante o parto, e Após o parto. A natureza da deficiência motora varia de acordo com a época, localização,e o grau que a lesão cerebral tenha acometido.

Exercícios Realizados em Meio  Aquático
FORTALECIMENTO – membros comprometidos (neurônio motor superior ou inferior): movimento com auxílio da flutuabilidade sem aumentar o tônus.

RESTABELECER E ESTIMULAR AS REAÇÕES DE ENDIREITAMENTO – TRONCO E CABEÇA – Densidade relativa, turbulência e metacentro. Progressão aos exercícios: instruir o paciente a olhar em várias direções (para cima, para baixo, para os lados), a abaixar um braço e a movê-lo para frente e para trás, a mover ambos os braços na água, a flexionar uma perna.

REEDUCAR OS PADRÕES CENTRALIZADOS – déficit de movimento e controle nas cinturas escapular e pélvica. Rotações.
REEDUCAR OS PADRÕES RECÍPROCOS DE MOVIMENTOS – coordenação e ritmo dos movimentos: base para os padrões funcionais da locomoção.

MELHORA DA FUNÇÃO – equilíbrio e coordenação, redução do medo de cair, maior tempo de reação, melhora da dor, rolamentos, transferências.

Síndrome de Down
A Síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela presença do cromossomo 21.A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. As pessoas portadoras da síndrome de Down possuem uma habilidade cognitiva abaixo da media e um leve retardo mental. Este distúrbio genético é o mais comum, estimado de 1 para cada 800 nascimentos.

Exercícios Realizados em Meio Aquático
Os Principais métodos aquáticos realizados na Síndrome de Down é o método halliwick que esta baseada em exercícios para o controle do equilíbrio que consiste em rotações nos diferentes eixos do corpo e equilíbrio com turbulência tendo como principal objetivo o aumento da estabilização postural,tronco, pelve, e membros inferiores e facilitação das reações de equilíbrio. O método halliwick ainda visa melhorar dos ajustes mentais gerando autoconfiança na água. Outra técnica que pode ser aplicada é o método Bad Ragaz que executa exercícios de  Fortalecimento, melhora da coordenação dos padrões de movimento normais, melhora  ganho de estabilidade do tronco, aumenta a amplitude de movimento articular,  realiza adequação do tônus muscular, e proporciona ganho de capacidade aeróbica.

Acidente Vascular Cerebral ( AVC)
É caracterizado pela perda da função neurológica decorrentes a hemorragia ou isquemia dos vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença que possui inicio súbito onde o paciente apresenta paralisação, dificuldade de movimentação dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na articulação das palavras, e déficit visual.

Exercícios Realizados em Meio Aquático
Para executar atividades aquáticas em pacientes neurológicos, o primeiro passo é organizar o tônus muscular para ser possível a realização dos exercícios na água.Os exercícios aquáticos para o tratamento de pacientes neurológicos foi dividido em três partes:
Membros inferiores – batimento de pernas na água com apoio em barra lateral em decúbito dorsal e ventral, treino de marcha subaquática anterior, posterior e lateral e marcha em rampa;
Membros superiores – batimento de braços com apoio em bóia, exercício ativo-livre ou resistido com rolo de espuma bilateralmente em todos os planos de movimento, arremesso de bola de borracha com água;
Tronco e equilíbrio corporal - marcha com arremesso de bola de borracha, rotação de tronco subaquática, flutuação com apoio em bóia.

Artrite Reumatóide
Artrite reumatóide (AR) é uma desordem auto-imune de etiologia desconhecida caracterizada pela ocorrência de vários episódios de processos inflamatórios reativos que podem afetar muitos tecidos e órgãos - pele, vasos sangüíneos, coração, pulmões e músculos - mas que ataca principalmente as articulações (preferencialmente articulações periféricas e esqueleto axial), produzindo uma sinovite proliferativa não supurativa que progride frequentemente para a destruição da cartilagem articular e anquilose das articulações.

Exercícios Realizados em meio Aquático
O tratamento aquático na artrite reumatóide pode ser realizado atravez de atividades enfatizando a movimentação de punho e mão, pés e tornozelos, incluindo movimentos de flexão e extensão de membros inferiores com auxilio de flutuadores, e alongamentos.

Considerações Finais
Ao realizar o presente estudo, conclui-se que a hidroterapia pode oferecer um resultado eficiente para pacientes com os distúrbios citados acima, através dos métodos hallwicki e Bad Ragaz, exercícios de fortalecimento na água, controle de equilíbrio e exercícios de coordenação motora.

Referências
Oliveira, C.E.N.; Salina, M.E.; Anunciatto, N. Fatores Ambientais que Influenciam a Plasticidade do SNC. Acta Fisiatrica.n.8, p.6-13, 2001.
Ruoti, Richard, et al. Reabilitacao Aquatica, ed. Manole, Sao Paulo, 2000.
Carmo,P.I.A Hidroterapia Aplicada a Paralisia Cerebral Espastica Extraído de:
Romão, L.A Efeitos da Hidrocinesioterapia no Paciente Portador da Sindrome de Down Extraído de:
Novaes,D.R ,Miranda,S.A, Avelar,P.C.N, Gomes,F.W Exercícios Aquáticos em Portadores de Incapacidade: Abordagem na Lesão Cerebral Extraído de:
Ferreira,F.R.L, Pestana, R.P, Oliveira,J. Ferrari,M.A.R Efeitos da Reabilitação Aquática na Sintomatologia e Qualidade de Vida de Portadores da Artrite Reumatoide Extraído de:



Autora: 
Cariane Souza.
Faculdade Dom Bosco.

domingo, 16 de junho de 2013

Para nadar mais rápido...

1. Treine rápido para ser rápido
Treine da maneira que você quer competir e inclua sempre o desenvolvimento de sua velocidade nos treinamentos, independente do ciclo de treinamento.

2. Quando mais rápido você deseja nadar, mais relaxado você deve estar
A única diferença de nadar devagar e nadar rápido é a velocidade. Velocidade não tem nada a ver com cerrar seus dentes, tensionar seus músculos ou gritar antes da prova, e sim com relaxamento.

3. Apenas velocidade é velocidade
90% de seu melhor não é rápido. 95% de seu melhor não é rápido. Apenas 100% de seu melhor é rápido. Você não vai nadar mais rápido fazendo seus treinamentos de velocidade apenas próximo à sua velocidade máxima. Você só ficará mais rápido treinando mais rápido do que você jamais treinou antes.

4. Pense rápido para nadar rápido
Se prepare mentalmente para os treinos de velocidade pensando em velocidade. Concentre-se em palavras que têm a ver com velocidade para você, tais como "explosão", "potência", etc.

5. Pratique velocidade de ponta a ponta
Os nadadores mais rápidos do mundo normalmente alcançam a velocidade máxima antes de seus oponentes. Em outras palavras, a aceleração tem importância fundamental. Eles também têm grandes velocidades no final da prova e com isso nadam mais rápido que a concorrência nos últimos metros. Se você está treinando velocidade, trabalhe desde a saída até a chegada – velocidade máxima na saída e na chegada.

6. Concentre-se na qualidade, e não na quantidade
O objetivo dos treinos de velocidade é desenvolver velocidade. Aumentar o número de repetições para alcançar um aumento de volume em detrimento à qualidade (velocidade) vai apenas desenvolver a habilidade de nadar devagar com mais freqüência.

7. Desenvolva sua habilidade, mantenha a técnica e seja honesto no treinamento de velocidade
Nadar rápido não significa desprezar esses itens. Não queime a saída, faça as viradas e chegadas corretamente

sábado, 25 de maio de 2013

Entenda o Fartilek



A busca da maior parte dos corredores é crescer e evoluir na corrida, ganhando desempenho e preparo físico. Porém, usar diariamente os mesmos tipos de treino pode não ser suficiente para esta melhora. Exercícios específicos ajudam o corredor a ficar mais rápido e, o que é melhor, até de uma forma divertida.

Um dos treinamentos que podem ajudar o atleta a sair da rotina é o Fartlek. Criado na década de 30, pelo treinador sueco Gösta Holmér, esse exercício é conhecido até hoje por causa das suas vantagens na prática da corrida. O nome diferente é derivado de duas palavras suecas: "fartlöpning", que significa correr, e "lek", tradução de brincar. Desta forma, pela sua dinâmica nas ruas, esse treinamento pode ser considerado uma "brincadeira de correr".

O Fartlek é um treino de velocidade, que visa um melhor desempenho do corredor. "Atuando com variações de ritmo, esse treinamento consiste em fazer um treino pesado brincando, trazendo melhora na velocidade, condicionamento, força e performance", diz Kim Cordeiro, direto técnico da BK Sports.

No Fartlek, além de o corredor dever misturar variados terrenos, ele conseguirá trabalhar também alguns fundamentos da corrida. Quanto mais variada for a prática do exercício, mais divertida e proveitosa para a performance ela será. 

Existem quatro variações do treinamento, confira quais são:

1º Fartlek original: Consiste no corredor definir seu próprio ritmo e distância que será percorrida. A variação de terreno também é um dos pontos fortes, como correr na areia, terra, grama, subida e descida, etc.

2º Fartlek dirigido: Nesse treino, a distância e o ritmo da corrida são decididos e controlados pelo treinador. Treinos na esteira são bem cabíveis, já que a velocidade e o terreno (subidas e descidas) podem ser regulados.

3º Fartlek especial: Diferentes distâncias, ritmos e tempos fazem partes deste treino. Exercícios educativos e saltos podem ser mesclados com a corrida.

4º Fartlek líder: Treino realizado em grupo. Em cada momento, um corredor vira o líder, determinando qual será a velocidade. Os outros devem tentar ultrapassá-lo, virando assim o novo líder. É necessários que os corredores sejam do mesmo nível técnico e que seja estabelecido distâncias e a duração do treino.

Vantagens e desvantagens
Como em qualquer treinamento, o Fartlek tem seus prós e contras. As vantagens são bem numerosas. "O Fartlek pode melhorar o volume do coração, que irá bombear mais sangue, o desempenho do atleta, o fortalecimento muscular e a capacidade pulmonar, tendo uma melhor oxigenação", explica Júlio Coelho, diretor técnico da Equipe Júlio Coelho Assessoria Esportiva.

O maior contra deste treinamento é, mesmo sendo divertido de ser realizado, ser um exercício desgastante e puxado para os corredores, não podendo assim ser colocado frequentemente nos treinos, assim como os exercícios intervalados. 

Mesmo sendo um exercício atraente para todos os tipos de corredores, algumas pessoas devem ter um cuidado a mais na hora de realizá-lo. Corredores iniciantes, que acabaram de entrar no "mundo da corrida", devem ser poupados desse treinamento, já que ficará mais difícil cumprir o ritmo que será imposto.

Corredores que já completam as distâncias de 5 km podem realizar o treinamento naturalmente, com tanto que ele seja realizado a cada dez dias, para que o desgaste não atrapalhe os treinamentos durante a semana.

Fonte: O2Minuto

sábado, 18 de maio de 2013

TREINAMENTO FUNCIONAL - HISTÓRICO E CONCEITUAÇÃO




Uma das mais recentes tendências dentro da musculação tem sido a utilização do Treinamento Funcional, que muitos falsamente interpretam como qualquer exercício em que se utilize a bola suíça.

O Treinamento Funcional é definido como exercícios globais que objetivam o desenvolvimento da propriocepção e, sobretudo, o fortalecimento dos músculos estabilizadores.

A propriocepção é definida como a capacidade do cérebro em identificar e processar as diferentes posições em que o corpo e seus segmentos se encontram. Essa função é fundamental para a manutenção do equilíbrio e realização dos diferentes movimentos corporais.

Os músculos estabilizadores são os reponsáveis pela estabilização e proteção das articulações durante os movimentos, sendos vitais à eficiência e segurança destes. Os principais músculos estabilizadores atuam sobre as seguintes regiões:

a) Quadris

b) Coluna Vertebral (lombar, torácica e cervical)

c) Ombros

Estas musculaturas são conhececidas na língua inglesa como "core", que significa, basicamente, fundamental.

Ou seja, podemos entender estas musculaturas como fundamentais para a execução dos diferentes movimentos.

Dentro do Treinamento Funcional, a propriocepção é desenvolvida por intermédio de diferentes metodologias e ferramentas que ocasionam geralmente maior instabilidade, gerando, assim, maior fluxo de informações sensoriais e maior necessidade de envolvimento muscular para a manutenção do equilíbrio durante a realização do movimento. Ao mesmo tempo em que ocasionam maior ativação dos músculos estabilizadores, por sua natureza, estes exercícios são conhecidos como funcionais.

Os exercícios funcionais são divididos em três categorias básicas, de acordo com seus objetivos:

a) Exercícios voltados para o desenvolvimento da capacidade de recrutamento e ativação dos músculos estabilizadores. Esta categoriaé conhecida na língua inglesa como "core exercises". Geralmente a bola suíça é utilizada na execução destas atividades;

b) Exercícios voltados para o desenvolvimento e aprimoramento do balanço e equilíbrio. Em alguns exercícios, a bola suíça é utilizada. Em outros, usamos outras ferramentas, tais como almofadas infláveis, rolos de isopor, pranchas de equilíbrio, "Bosu Trainer", etc.




c) Exercícios voltados para o desenvolvimento das capacidades de aceleração e desaceleração e mudança
de sentido dos movimentos. Nesta categoria estão incluídos os tradicionais exercícios de agilidade e pliométricos (que envolvem saltos);



d) Exercícios mistos nos quais são utilizados os movimentos tradicionalmente conhecidos na musculação com adaptações que propiciem o desenvolvimento das capacidades funcionais.


Video: saiba como iniciar a corrida


http://treinamento.educacaofisicaa.net/2012/07/video-saiba-como-iniciar-corrida.html?m=1

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Oito maneiras de melhorar o seu desempenho na natação

Natação é um esporte, mesmo, no inverno, que desperta a prática de muitos usuários. Depois de alguns meses de prática, parece que o treino não exige tanto esforço e você tem vontade de ir além - conseguir dar mais braçadas no nado sem ficar muito ofegante. Com a orientação adequada, é possível modificar o treino de natação para melhorar o rendimento e não deixar o corpo acostumado com a mesma carga de exercício" Veja algumas dicas para melhorar o seu desempenho:
Treine com frequência
A prática leva à perfeição - e com a atividade física não é diferente. O ideal é fazer um treino de natação de três vezes por semana, no mínimo. Se uma pessoa treina menos do que isso, o corpo fica em um processo de descanso maior do que o necessário e não entra em adaptação. Mesmo que o estímulo do treino seja forte, o seu corpo não se adaptará, pois passará muito tempo sem se exercitar, perdendo desempenho.
Concentre-se na técnica
A natação é feita de técnica, então de nada adianta querer nadar o mais rápido possível sem levá-la em consideração. A biomecânica do nado é de extrema importância para o rendimento do nadador, ele fará menos força para nadar com a técnica correta. Pensar apenas na velocidade é gastar energia em vão.
Use nadadeiras
Se você quer melhorar a sua postura durante o nado e trabalhar melhor a musculatura, adote o uso de nadadeiras no treino. As nadadeiras proporcionam aumento da flexibilidade do tornozelo, aumento da força na perna por conta da resistência que a nadadeira gera, elevação da frequência cardíaca e melhora da postura e da técnica. No entanto, os especialistas alertam que o uso de nadadeiras deve ser orientado por um profissional adequado, para que não haja o risco de lesões.
Faça outras atividades
Exercícios como hidroginástica ou corrida na água podem auxiliar aumentar a força para o nado. Praticar outros exercícios na água faz com que o nadador sinta os seus movimentos, explore mais o deslocamento e melhore seu equilíbrio e força explosiva. Fazer musculação ou um treinamento funcional também pode resultar em melhoras no rendimento do nado.
Varie a intensidade e a velocidade
É fundamental provocar estímulos de velocidade e intensidade durante o treino, pois com isso o corpo precisará dar uma resposta fisiológica correspondente, exigindo mais esforço físico. É assim que melhora o rendimento. No entanto, é importantíssimo saber como e quando fazer essas mudanças, sempre com a orientação de um profissional.
Vá com calma
Claro que aumentar a intensidade e a velocidade do treino é importante para melhorar o desempenho, mas exagerar na atividade pode levar a lesões e à fadiga muscular. Sessões intensas por vários dias seguidos reduzirão o desempenho do atleta cada vez mais. Para evitar o risco de lesões, é recomendável fazer sempre um treino leve para cada dois treinos intensos, para que o corpo possa descansar. Aplicar um estímulo mais fraco depois dos treinos de força servirá para recuperar o indivíduo e prepará-lo para um estímulo mais forte que o anterior no dia seguinte.
Nade outros estilos
Cada estilo de nado tem sua particularidade e, ao mesmo tempo, todos se complementam. Ele exemplifica: na braçada do nado peito, trabalha-se bastante a sensibilidade na água, fator importante para um bom deslocamento. Já o nado borboleta trabalha a força abdominal, essencial para o equilíbrio e um bom rolamento de tronco, aumentando a amplitude dos movimentos em qualquer nado. Por isso, mesmo que você tenha um estilo de nado preferido ou participe de competições para apenas um estilo, vale a pena dar umas braçadas de outro jeito.
Use trajes adequados
O traje de natação é a evolução tecnológica mais avançada do esporte. Existem diversos formatos de macacão e maiô, com vários tipos de tecidos. O objetivo é sempre diminuir o atrito entre o nadador e a água para que ele ganhe velocidade. Alguns atletas treinam com trajes de tecidos mais grossos ou até mais de uma roupa, para aumentar o peso e consequentemente o atrito. Quando vão competir, eles optam por trajes mais finos e que colam mais no corpo, para ficar mais leve e aumentar a velocidade. Isso faz com que o atleta ganhe mais força durante o treino e o seu rendimento aumente na hora da competição, já que ele estará acostumado a nadar com mais peso.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Treino de musculação

Hoje comecei a fazer os treinos de musculação.
Vão ser duas semana com essa serie:

2x15 repetições
No extensor, fortalecendo ombro
2x15 repetições
2 exercícios de peito
2 exercícios de costas
1 exercício de tríceps
1 exercício de bíceps
3 exercícios de perna ( anteriores, posteriores e agachamento completo)
5 min de abdominal

Seriezinha para não ficar dolorido.
 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Motivado

Ontem fui pedalar sozinho na ciclo faixa da Marginal Pinheiros. Fiz um treininho básico, mas até que foi divertido.
Hoje pela primeira vez no ano cai na piscina com vontade de nadar e não pq tinha de fugir do mundo!
Abaixo segue fotinho e treino executado!

Treino de bike, 21/04:
15min volantinho girando bastante.
15min volantão marcha leve.
15min volantinho girando bastante.
15min volantão fazendo um pouco de força.
Total: 1h = 23 km

Treino de natação, 22/04:
200m livre
10x 20m int 10"
Int 1'
8x 40m int 10"
int 1'
6x 60m int 10"
Int 1'
4x 80m int 10"
int 1'
2x 100m int 10"
total: 38m = 1600m

Que venha #fuga2013 !

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Virada Cultural - Stand Up

Galera, a virada cultural está chegando!
A edição de 2013 acontecerá nos dia 18 e 19 de maio e o canal Guia Folha Uol fez uma reportagem bem completa uma das atrações do evento, o  Stand-up.
Clique aqui e veja a reportagem completa.


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Começo de tudo

Essa semana comecei a trabalhar em 3 novas academias.

De manhã na academia Life Club, de tarde na Academia Nova Fit e de noite na Academia Modella Center.

Fui muito bem recebido em todas, mas o mais importante é: ir trabalhar de bicicleta de manhã, poder dormir de tarde e treinar uma musculação e a natação que não treino de verdade desde a Travessia da Fuga das Ilhas.

Vamo que vamo! #foco

domingo, 14 de abril de 2013

Mudança de rumo!!!

Nessa segunda semana de abril começa uma nova tragetória para mim e para este me blog.
Além de contar como anda as coisas no mundo da água tbm deixarei aqui coisas que aconteceram em minha vida.
Assim como hoje que esteve na ciclovia da marginal pinheiros....

sábado, 23 de fevereiro de 2013

10 hábitos que prejudicam a dieta



Na hora de perder peso, a regra é simples: investir em refeições saudáveis e pratricar exercícios. Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, ter uma alimentação pouco calórica não é garantia de uma silhueta mais fina. Há outros hábitos que podem contribuir para o sucesso da dieta, como evitar o excesso de sal e comer devagar. O site Entre Mujeres listou 10 erros mais comuns na guerra contra a balança.

Pular refeições: pular as refeições não ajuda a perder mais peso, pelo contrário. O ideal é comer a cada três horas para que o metabolismo continue acelerado ao longo do dia, o que ajuda a queimar calorias e controlar a fome.

Não beber líquidos o suficiente: todo mundo precisa consumir pelo menos 2,5 litros de bebidas não alcoólicas e não açúcaradas por dia. Além de água, isso inclui chá, suco natural ou sopa. Tudo conta.

Abusar de alimentos light: em geral, alimentos light oferecem menos açúcar, gordura e calorias que a versão original, mas isso não quer dizer que podem ser consumidos à vontade. Sua função é economizar calorias desde que sejam ingeridos com moderação.

Comer poucos legumes: qualquer dieta deve ser rica em fibras, e os legumes e verduras contribuem generosamente para isso. Por isso, o indicado é consumir uma porção generosa no almoço e no jantar.

Não fazer lanches entre as refeições: pular os lanches entre as refeições ou optar por alimentos gordurosos, como biscoito ou chocolate, prejudica a dieta. Se estiver em dúvida do que consumir, coloque iogurte, frutas, barra de cereais, cubinhos de cenoura e tomate-cereja em seu carrinho de compras.

Comer rápido: a forma de comer é o segredo para alcançar a saciedade, melhorar a digestão e evitar o inchaço. Tire um tempo para cada refeição, concentre-se nos talheres, mastigue bem e fique longe de televisão e telefones durante o almoço e o jantar.

Pular o café da manhã: pular a primeira refeição do dia diminui a quantidade de açúcar no sangue e aumenta a fome mais tarde. O resultado é um metabolismo lento e um almoço com porções maiores.

Estabelecer proibições: todo plano de perda de peso deve ter um dia livre na semana para comer algum alimento calórico, como pizza ou chocolate. Isso ajuda a não desistir da dieta e alivia as tensões.

Consumir bebidas alcoólicas: o ideal é evitar o álcool, mas se você não resiste a uma cervejinha, consuma apenas aos finais de semana.

Excesso de sal: o sal não é um alimento calórico, mas ajuda a reter líquidos, além de aumentar o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares. Opte por temperos mais saudáveis.

Fonte:Terra 6/2/2013

texto tirado do site: http://www.fitnessbrasil.com.br/novo_site/news_detalhe.asp?Editoria=3%20&Id=1214

sábado, 16 de fevereiro de 2013

A Importância da Hidratação



Consumo adequado de líquidos antes, durante e depois a prática de uma atividade física é uma prática nutricional de fundamental importância para otimizar o desempenho e proteger a saúde e o bem-estar de quem está se exercitando.

Nosso corpo é formado basicamente de água, que corresponde a 60% do nosso peso. Quando estamos nos exercitando a temperatura do corpo aumenta rapidamente e começamos a suar para eliminar o calor. Neste processo, perdemos líquidos e sais minerais como sódio e potássio, fundamentais para o bom funcionamento do organismo e, se não houver reposição deste líquido o organismo ficará desidratado.

A desidratação reduz o volume do sangue. A freqüência cardíaca aumenta à medida que o coração faz mais esforços para atender ao organismo que tenta manter o suprimento sangüíneo para os músculos ativos e órgãos vitais.

A desidratação causa fadiga precoce e um superaquecimento, por conta do suprimento inadequado de sangue. Isso explica porque a desidratação compromete o desempenho e aumenta o risco do surgimento de doenças provocadas pelo calor.

Até mesmo um pequeno grau de desidratação pode afetar negativamente o desempenho, ainda mais se o exercício estiver sendo realizado em condições ambientais quentes. A desidratação afeta a força muscular, aumenta o risco de cãibras e hipertermia, afeta o desempenho e a recuperação.

Durante o exercício é preciso evitar a desidratação consumindo uma quantidade de líquidos equivalente a que o organismo está perdendo através do suor. Isto normalmente é um problema já que a sede não é um bom indicador das necessidades hídricas. Geralmente quando estamos com sede é porque nosso organismo já está com um déficit de líquidos de 2% do peso corporal.

No site do GSSI você pode encontrar mais artigos relacionados a hidratação esportiva que podem te ajudar a entender melhor sobre este assunto, são eles:
- Novas idéias para a reidratação durante e após os exercícios no calor.
- Reidratação e recuperação pós-exercício.
- Reposição de fluidos: Posição do Colégio Americano de Medicina.
- Avaliação da hidratação de atletas.


Fonte:GSSI 6/2/2013

texto tirado do site: http://www.fitnessbrasil.com.br/novo_site/news_detalhe.asp?Editoria=5%20&Id=1212

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Lista de inscritos - Went Wild

Já esta disponível no site da organização a primeira lista de inscritos para a travessia do dia 23/02.
Os inscritos pela Sports 1 estão com as suas inscrições confirmadas.
Para ver a lista completa de inscritos nas provas longa, média e curta. Clique aqui.
Anotem suas categorias, ordem de largada e numero de inscrição.
Uma boa prova a todos!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Travessia dos Fortes - Cancelada

Olá a todos!!!

Esse post vem com uma triste noticia, depois de pesquisar nas redes sociais, no site do evento e no site da empresa organizadora o boato se torna realidade.

A Travessia dos Fortes está cancelada e sem data para ser realizada.

Anteriormente a empresa responsável pelo evento, a IMX, publicou nota em seu site informando apenas o cancelamento da prova, mas agora diz estar revendo nova data; assim como no site da Travessia dos Fortes.

No Facebook, alguns atletas tentam organizar uma travessia de protesto na mesma data e hora marcadas para a travessia esse ano, 31/03 às 09h.

Para aqueles que ainda não tiveram a chance de participar desta prova maravilhosa, deixo o link das minhas fotos com minha participação nos anos de 2011 e 2012.

Um abraço a todos!

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Circuito Sprint Master - 09/03

Convite especial para os velocistas!!!

Mais uma vez junto com a Sports 1 participaremos do Circuito Sprint Master de Natação - Etapa Verão.

Teremos 5 provas no evento (50m borboleta, 50m costas, 50m peito, 50m livre e 100m medley), podendo escolher 3 provas no máximo para serem nadadas. Além dos revezamentos (4x50m livre) valendo pontos.

O local das provas será no Conjunto Aquático Baby Barione, Rua Germaine Burchard, n 451

Dia 09/03/13 a partir das 12h00.

Todos os participantes que realizarem suas inscrições até 21/02, receberão de brinde uma camiseta do evento.

A data limite das inscrições é dia 03/03/13.

Os valores de cada prova não muda com as datas, somente a entrega de kits.

O valor para inscrição das provas é esse: 1 prova R$68,00, 2 provas R$73,00, 3 provas R$78,00 e revezamento R$52,00 (R$13,00 por atleta).

E ai? Vamos ganhar mais um troféu junto com a Sports 1?

Abraços!

Canto do Indaiá/Bertioga - 03/03/13

Olá pessoal,

atendendo a mais alguns pedidos a Sports 1 e eu faremos algumas inscrições para a Travessia do Canto do Indaiá.

A prova vai ser realizada dia 03/03, domingo, a partir das 09h30.

Os valores são de: R$60,00 até dia 21/02 e R$75,00 até dia 27/02. Após essa data o valor de cada prova será de R$90,00.

As provas são: 1km, 3km, 500m, Universitária, Equipada, Pingüim/Triatleta.

Lembrando que apenas faremos as inscrições e não levaremos estrutura de barraca e comidas para este evento.

Nossa próxima competição com a equipe completa será dia 17/03 em Ilha Bela.

Um abraço a todos e foco para os #fortes2013!


Circuito Netuno - Resultados e Fotos

E aqui estão!!!

Hoje posto para vocês, as fotos da Primeira etapa do Circuito Netuno de Travessias.

E aqui também vou deixar os resultados da prova.

Parabéns a todos que participaram e ajudaram a Sports 1 a dar mais um passo para frente.

Beijos e abraços para todos!


Não jogue fora




sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

WET´N WILD

WET´N WILD
Amigos, a Sports 1 e eu, convidamos a todos a participar no dia 23 de FEVEREIRO de 2013 ( Sábado ), da II etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas.
O local da prova será no Lago pertencente ao Parque Aquático Wet’n Wild na Rodovia dos Bandeirantes, km 72.

O inicio do congresso técnico das provas curtas (800m) está previsto para as 8:30h, e as 11:00h terá início o congressotécnico das provas média (2 km) e longa (4 km).

As inscrições deverão ser feitas por e-mail, contendo os seguintes dados: Nome completo, número do RG, sexo, data de nascimento, código do clube que representa ( caso não saiba verifique em nosso site ) e qual a prova que irá nadar(curta, média ou longa). Caso já possua numeração da temporada 2013, a mesma deverá ser informada, caso não lembre, acesse em nosso site a relação completa de atletas da temporada 2013. Verifique o regulamento do campeonato para saber a melhor prova para sua categoria.

Solicitamos colocar um número de telefone para contato, em caso de dúvidas.

Os números utilizados na temporada passada, 2012, não são válidos para este ano.

As inscrições deverão ser enviadas junto com o comprovante de depósito para o e-mail: harley@maratonaaquatica.com.br, caso não tenha como enviar o comprovante por e-mail, deverá enviar todos os dados que constam no depósito e aguardar a confirmação.
Também podem ser feitas diretamente nas Lojas da Speedo:

- Shopping Villa Lobos – Av. Nações Unidas, 4777 – Lojas 355,356, 357

- Shopping Morumbi – Av. Roque Petroni Junior, 1089 – Lojas 223,224,225

- Loja Augusta – R. Augusta, 2521 – São Paulo

Depósito: Banco Santander (033), agência 2228, c/c 01 002183-1 em nome de Carla Fernandes, CPF 249.019.728-20.

Data Limite e valores:
Até as 17:00h do dia 07 de Fevereiro de 2013, com a apresentação do comprovante de depósito, será cobrado o valor de R$ 55,00 por uma prova e R$ 90,00 por duas provas na mesma etapa por atleta para inscrição individual.


Para inscrições de equipe com um mínimo de 20 atletas e realizadas com um único deposito o valor individual por prova será de R$ 50,00.

Após a data mencionada acima e até as 17:00h do dia 14 de Fevereiro de 2013, com a apresentação do comprovante de depósito, será cobrado o seguinte valor por atleta: R$ 70,00 por uma prova e R$ 105,00 para duas provas na mesma etapa por atleta.

Obs.:Só serão aceitos cancelamentos até a data limite de inscrição desta
etapa. Estaremos divulgando uma relação de inscritos no dia 13/02 e a relação final no dia 19/02.
Cada equipe é responsável por marcar os braços de seus atletas com os respectivos números de inscrição: vermelho para a prova média ( 2km) e preto para as provas curta ( 800m) e longa ( 4km).

ATENÇÃO - No Valor da inscrição está incluso o direito do atleta em ingressar no PARQUE AQUÁTICO WET’N WILD , desde que o atleta complete a prova.
Este direito será válido somente para o dia do evento, como cortesia. Não teremos a cortesia do estacionamento.

ANTES DE EFETUAR SUA INSCRIÇÃO, VERIFIQUE EM NOSSO SITE A RELAÇÃO DE EQUIPES CADASTRADAS, CASO SUA EQUIPE NÃO ESTEJA NA RELAÇÃO DEVERÁ EFETUAR O CADASTRO DA EQUIPE ANTES DE EFETUAR SUA INSCRIÇÃO. PARA ISSO ENVIEI OS DADOS DA EQUIPE (CNPJ,NOME DA EQUIPE, ENDEREÇO, BAIRRO, CEP, CIDADE, TELEFONE, CELULAR, NOME DO TÉCNICO, NOME DE DOIS RESPONSÁVEIS PELA EQUIPE, E-MAIL) PARA harley@maratonaaquatica.com.br e aguarde o retorno da confirmação do cadastro.

Para maiores informações sobre a prova: (11) 999429729 c/ Pedro Benassi (Equipe Sports 1).

Todo atleta terá direito a entrada no parque e poderá comprar para o dia do evento
até 4 ingressos para acompanhantes com valor promocional:

Para comprar o ingresso promocional o atleta deverá entrar no site www.wetshop.com.br/loja/maratona2013. Lembrando que os ingressos serão válidos somente para o dia 23/02 e não terá direito a revalidação. O valor da Compra antecipada pela internet: R$ 39,00, válido para compras até o dia até o dia 21/02.
- Compra de ingressos para acompanhantes no dia da prova: R$ 48,00.

Os ingressos para acompanhantes comprados no dia poderão ser adquiridos pelo atleta em uma tenda, somente com cartão ou cheque, mediante apresentação do numeral/chip da Maratona e RG. Ingressos válidos somente para o dia da prova.

Bons Treinos até a Prova e Boa Diversão após a prova!
Sports 1 Assessoria em Esporte.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Video Fuga das Ilhas 2012

Olá pessoal!!!

Olha só o que achei na internet, um vídeo com imagens da prova Fuga das Ilhas 2012.

E o melhor de tudo? Temos um famoso entre nós!

Nosso amigo João Pedro (Portuga) Mathias aparece nitidamente no final do vídeo, correndo para a chegada. Assistam!

http://mais.uol.com.br/view/gf2wii0e2xyu/fuga-das-ilhas-2012-04024C9B346EC0914326?types=A

Um abraço a todos!!!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Santos - Circuito Netuno - 03/02/12

Mais um ano começando, mais uma temporada iniciada, mais um ciclo aberto!

Então, nossa primeira travessia já está marcada.

Em Santos, dia 03 de fevereiro de 2013, nadaremos no Circuito Netuno de Travessias. Um circuito que está em crescimento, muito bem organizado pela Yps Eventos.

Teremos provas de 1.500m e 750m.

As inscrições estão sendo feitas pelo site Ativo.com, o valor é de 60 reais e adultos acimo de 60 anos que nadarem a prova de 750m pagaram metade.

Inscrições no site ate 30/01, caso o numero de pessoas seja maior que 15 faremos todas juntas por email para conseguir desconto.

Confirme seu interesse na prova até dia 25/01.


Um abraço e até lá! 

Michael Phelps com 11 anos

Galera,

olha esse video dos anos 90.

Michael Phelps nadando os 50m borboleta em alguma competição nos Estados Unidos.




Aproveitem!

sábado, 5 de janeiro de 2013

Ponha água no treino



Alterar a corrida de rua com braçadas na piscina pode fazer suas passadas renderem mais
11/10/2012 12:45  | Por Thaís Ferreira   
 
Foto: Getty Images
Definitivamente, o corredor de rua é atleta de uma nota só. Ou seja, investe todo o tempo e energia nos treinos de corrida sem sequer cogitar cair na piscina. Esta só é lembrada no período pós-contusão, como forma de manter o condicionamento. Nada mais equivocado, garantem os especialistas. Afinal, os exercícios na água promovem o mesmo condicionamento cardíaco da corrida normal, além de preservar as articulações. Por isso, também devem ser praticados por corredores saudáveis que desejam entrar em forma sem correr riscos, no chamado cross training - a combinação de duas ou mais formas de exercício; no caso, corrida e braçadas na piscina.
"De baixo impacto e bom gasto calórico, o treino aeróbico é um excelente exercício complementar para corredores", defende Darlan Marçal, sócio-diretor da Pacefit Assessoria Esportiva. "Isso porque, além de manter estímulo muscular e condicionamento físico, previne o desgaste excessivo dos músculos e das articulações", explica o especialista em biomecânica do esporte.
Outra vantagem da natação é que você pode apostar nela mesmo quando estiver com as pernas cansadas, pois a água ajuda a acalmar a rigidez muscular causada pela corrida - o que caracteriza o chamado descanso ativo.
A sacada é cair na água ao menos uma vez por semana, e não apenas por causa de um diagnóstico médico. Antes de recorrer às piscinas, porém, saiva que esses resultados aparecem especialmente em praticantes que já desenvolvem a natação com relativa facilidade. Para iniciantes, o corpo tende a sofrer um desgaste extra e desnecessário. Feita essa ressalva, basta cair na água para sentir a diferença na próxima prova.
4 motivos para cair na piscina
1) Turbina o corpo e a mente
Intercalada com a corrida, a natação tem efeito motivacional. Como assim? Simples: quando damos braçadas na piscina, cai o nível do marasmo na semana e sobre o número de benefícios ao corpo. Além disso, a natação melhora a força e a flexibilidade, por ser realizada em um meio que apresenta resistência constante, estimula o sistema cardiopulmonar e faz emagrecer.
2) Você descansa ativamenteA natação também é uma alternativa para aliviar o desgaste que a musculatura sofre durante a corrida, no chamado descanso ativo. Segundo Renato Dutra, diretor técnico da Run&Fun Assessoria Esportiva, a recomendação é justamente poupar as pernas de trabalhos rigorosos. "O ideal é nadar crawl, peito e costas, mas sem o uso de pés de pato ou prancha, para não extenuar os membros inferiores", ensina.
3) Acelera a reabilitação de lesõesDesde que praticada com intensidade baixa ou moderada, a natação tem um quê de exercício regenerativo. Caso o corredor esteja lesionado, é possível realizar batidas de perna em ritmo confortável ou movimentos com apoio de boia sem risco de agravar o quadro. "Só não são indicados os impulsos com o pé na borda da piscina, que podem gerar ainda mais dor", ressalta Jomar Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).
4) Tem efeito relaxantePor ser realizada em um ambiente relaxante, a natação reduz o número de batimentos cardíacos, mesmo em treino com intensidade semelhante à da corrida. Se o exercício é praticado em água aquecida e ambiente coberto, o atleta fica ainda mais longe de tensão. "A atenção do nadador se concentra na coordenação de braços, pernas e respiração, o que facilita o relaxamento", explica Jomar Souza. E, como se sabe, cabeça fresca é pré-requisito para um bom rendimento na corrida.
Fontes: Jomar Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e especialista em ortopedia e traumatologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Renato Dutra, diretor técnico da Run&Fun Assessoria Esportiva, pós-graduado em treinamento desportivo pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e ex-fisiologista do Hospital Israelita Albert Einstein; e Darlan Marçal, educador físico, pós-graduado em biomecânica do esporte e treinamento desportivo nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e sócio-diretor da Pacefit Assessoria Esportiva.
(Matéria publicada na revista O2 nº110, junho de 2012)