sábado, 18 de maio de 2013

TREINAMENTO FUNCIONAL - HISTÓRICO E CONCEITUAÇÃO




Uma das mais recentes tendências dentro da musculação tem sido a utilização do Treinamento Funcional, que muitos falsamente interpretam como qualquer exercício em que se utilize a bola suíça.

O Treinamento Funcional é definido como exercícios globais que objetivam o desenvolvimento da propriocepção e, sobretudo, o fortalecimento dos músculos estabilizadores.

A propriocepção é definida como a capacidade do cérebro em identificar e processar as diferentes posições em que o corpo e seus segmentos se encontram. Essa função é fundamental para a manutenção do equilíbrio e realização dos diferentes movimentos corporais.

Os músculos estabilizadores são os reponsáveis pela estabilização e proteção das articulações durante os movimentos, sendos vitais à eficiência e segurança destes. Os principais músculos estabilizadores atuam sobre as seguintes regiões:

a) Quadris

b) Coluna Vertebral (lombar, torácica e cervical)

c) Ombros

Estas musculaturas são conhececidas na língua inglesa como "core", que significa, basicamente, fundamental.

Ou seja, podemos entender estas musculaturas como fundamentais para a execução dos diferentes movimentos.

Dentro do Treinamento Funcional, a propriocepção é desenvolvida por intermédio de diferentes metodologias e ferramentas que ocasionam geralmente maior instabilidade, gerando, assim, maior fluxo de informações sensoriais e maior necessidade de envolvimento muscular para a manutenção do equilíbrio durante a realização do movimento. Ao mesmo tempo em que ocasionam maior ativação dos músculos estabilizadores, por sua natureza, estes exercícios são conhecidos como funcionais.

Os exercícios funcionais são divididos em três categorias básicas, de acordo com seus objetivos:

a) Exercícios voltados para o desenvolvimento da capacidade de recrutamento e ativação dos músculos estabilizadores. Esta categoriaé conhecida na língua inglesa como "core exercises". Geralmente a bola suíça é utilizada na execução destas atividades;

b) Exercícios voltados para o desenvolvimento e aprimoramento do balanço e equilíbrio. Em alguns exercícios, a bola suíça é utilizada. Em outros, usamos outras ferramentas, tais como almofadas infláveis, rolos de isopor, pranchas de equilíbrio, "Bosu Trainer", etc.




c) Exercícios voltados para o desenvolvimento das capacidades de aceleração e desaceleração e mudança
de sentido dos movimentos. Nesta categoria estão incluídos os tradicionais exercícios de agilidade e pliométricos (que envolvem saltos);



d) Exercícios mistos nos quais são utilizados os movimentos tradicionalmente conhecidos na musculação com adaptações que propiciem o desenvolvimento das capacidades funcionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário