27 DE ABRIL DE 2012
A prática de exercícios melhora o desempenho sexual e pode levar as mulheres ao orgasmo
Um dos muitos desejos femininos? Manter o corpinho em dia. E, para tanto, elas têm recorrido com mais frequência à prática de alguma atividade física. Mas, segundo pequisa feita pela Universidade de Indiana, nos EUA, com 370 mulheres, elas estão conseguindo muito mais que suar a camisa nas academias. O estudo constatou que quase metade delas têm orgasmos enquanto se exercitam
O mais curioso da pesquisa é que as mulheres afirmaram não estar fantasiando no momento em que os orgasmos ocorrem e os consideram mais um incômodo do que algo, de fato, positivo. A coordenadora do estudo, Debby Herbenick, ressalta, no entanto, que ainda não é possível saber se este tipo de exercício pode melhorar a vida sexual das mulheres, mas, não desconsidera que seja um raciocínio coerente.
“Tem relação pra mim, sim. Quanto mais exercício físico eu faço (por mais que odeie musculação e academia), mais vontade de fazer sexo eu tenho. E fico mais disposta, sempre”, conta Renata*.
Para o doutor do Programa de Educação Física de Mestrado e Doutorado da Universidade São Judas Tadeu, Aylton Figueira Junior, a prática de atividade física pode trazer benefícios para a performance sexual, uma vez que melhora a função cardiorrespiratória e aumenta a força muscular. Além disso, segundo Figueira, fatores psicológicos relacionados aos exercícios também ajudam a melhorar a vida sexual.
“A pessoa observa uma melhora na autoestima. Ao se sentir mais feliz com ela mesma, fica mais propícia e confiante para iniciar novos contatos e relacionamentos ou revitalizar a vida sexual com o parceiro ou parceira”, explica o doutor.
Além de estimular as funções cardíaca e respiratória, aumentando o fôlego e disposição, e estimulando a circulação sanguínea e linfática, a prática de exercícios melhora ainda o funcionamento dos intestinos e pode ajudar na regularização do ciclo menstrual e na redução de cólicas. E tudo isso, claro, irá refletir positivamente na vida sexual.
“Percebo que quando estou praticando atividades físicas regularmente sinto meu corpo mais apto para uma relação sexual mais demorada e intensa e com a possibilidade de ser mais prazerosa”, diz Carol*.
A professora de educação física, Samara Quiroz, acredita que quem se exercita tem mais desejo sexual do que aquelas que ficam paradas. Para Samara, “o sexo não deixa de ser uma ginástica” e, por isso, estar fisicamente preparado é igualmente fundamental para um melhor desempenho.
Apesar da relação direta entre a prática de atividade física e a melhora do desempenho sexual entre quatro paredes, relacionar o orgasmo diretamente com tal prática parece ainda um pouco estranho, mesmo diante da pesquisa. ”Sinto sim uma sensação de prazer devido a estimulação da liberação de serotoninas, mas não é similar a do orgasmo”, relata Carol*. ”Não sinto nada com o exercício físico,mesmo porque esta prática não me dá muito prazer,diga lá ter orgasmo”, completa Marina*.
O estudo sugere que o orgasmo talvez não seja necessariamente um acontecimento sexual. Mas, até que isso seja provado, ou até que você experimente um orgasmo enquanto se exercita, melhor mesmo continuar procurando por ele no lugar de sempre, que, se bem me lembro, não é fazendo abdominais. Contudo, é bom lembrar que o exercício pode ser um forte aliado na sua busca por prazer.
*Nomes fictícios
Nenhum comentário:
Postar um comentário