Energia Australiana nas piscinas
EnergyAustralia, um líder de eletricidade da Austrália integrado companhias de gás e entrou como o principal patrocinador da natação Austrália Limited e da equipe de natação australiana para os próximos cinco anos.
O trabalho de força e o sexo feminino formam uma combinação perfeita para a melhora na qualidade de vida. Entre os vários benefícios do treino de força para a mulher, está a menor incidência de osteoporose, diminuição dos problemas cardíacos e colesterol, perda de gordura, melhora na auto-estima, diminuição de ansiedade e aumento da massa muscular.
Ganho de músculos
Então vamos partir para o que mais interessa: o aumento da massa muscular em mulheres. O que ocorre é um mito. O de que, a mulher, ao chegar à academia e levantar pesos, causará um aumento de massa muscular em exagero, portanto vai ficar musculosa. Também que o halter de dois quilos está pesado, ou que em sua segunda aula de musculação seus ombros estão ficando mais avantajados, com predominância de reclamações nos treinos de membros superiores.
O que acontece de verdade é que mulheres, simplesmente não têm hormônios suficientes para elevar em excesso o seu ganho de músculos. E também, muitas das vezes, ela está seguindo os passos de uma dieta drástica, geralmente tirada de alguma revista mensal, diretamente da banca de jornal.
Então que tal passar anos fazendo os exercícios de musculação de baixa intensidade? Lógico que os benefícios vão estabilizar, e ocorrerá a angustia de não conseguir evoluir na melhora da saúde ou estéticamente.
Massa de emagrecer
Penso que a hipertrofia em mulheres precisa deixar de ser um mito, e passar a integrar o seu dia-a-dia. Assim ela aproveita os benéficos do treino bem elaborado e, com intensidade mais alta, pode lhe trazer grandes benefícios.
Acontece que a mulher na sala de musculação vai buscar logo a esteira, ou a bike, para perder gordura, e não faz um trabalho de hipertrofia - a consequência é que assim, logo vai começar a perder massa muscular.
Quem quer perder peso e vai buscar o treino de musculação, pode levar vantagem em ganhar um pouco de massa muscular, sendo que isso requer um bom tempo, treino elaborado pelo seu professor, e boa alimentação – de preferência acompanhada por nutricionista.
Com o aumento da massa muscular, mais calorias ela vai gastar para realizar suas atividades. Assim, com bons treinos de musculação ao longo do tempo, é certo que você, mulher, verá resultados incríveis.
De 6 a 8 semanas
Esteja ciente, no entanto, que com o treinamento um pouco mais intenso, a adequação às cargas conforme o seu potencial, e com uma boa alimentação e repouso, os ganhos iniciais de força e o aumento da massa muscular não acontecem imediatamente. Tais benefícios ocorrem por volta de 6 semanas a 2 meses, levando-se em conta a sua frequência nas aulas, intervalo de recuperação, volume e intensidade.
E também que, para alcançar seus objetivos, é importante determinar a progressão das cargas de treino, com valores progressivos para seu aumento do ganho de força. Assim é certo que seus planos, ao procurar o trabalho de treinamento de força, encontrarão os devidos benefícios.
|
Colunista: Marcelo Garrigos
Marcelo Garrigos Silva é especializando em Musculação e Condicionamento Físico, Graduado em Educação Física e Hotelaria, coordenador da Academia Stille há mais de 10 anos, atuando na área de musculação, personal trainer, esportes e eventos.
|